> FORUM EM CONTRUÇÃO REGISTRA-TE E AJUDA A ENRRIQUECER ESTE FORUM <
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Mitos e Verdades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rui Viveiros
Admin
avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 24
Localização : Londres, UK

MensagemAssunto: Mitos e Verdades   Seg Dez 14, 2015 11:23 pm

Anchova - mitos e verdades

"Na pesca deve-se utilizar sempre um baixo de linha em aço"
Falso. Os baixos deste tipo apenas devem ser colocados quando se pesca com borrachas pequenas ou pequenas amostras rígidas, que pela reduzida dimensão possam ser engolidas.
Uma amostra de tamanho normal só em casos muito raros é perdida devido a um ataque na zona frontal da mesma, pois estes peixes têm por hábito cortar as presas pela zona central.
Por outro lado, a rigidez do aço faz com que o movimento das amostras seja menos atraente.
Em muitos casos o número de ataques pode ser inferior porque os peixes desconfiam mais.
Para terminar, em caso de rutura, a linha de aço constitui uma séria ameaça para a integridade do animal, podendo causar a sua morte (há três anos capturei um exemplar muito magro que arrastava uma linha de aço).

"As amostras devem ser recolhidas a grande velocidade"
Conceito relativo. Depende das circunstâncias e dos lugares. Estes peixes são velocistas mas em determinadas ocasiões atacarão as amostras recolhidas a média velocidade. Vai depender do ambiente em que estão inseridas e do seu grau de excitação.

"São peixes vorazes e pouco seletivos, que atacam tudo o que se mexe"
Falso. Apenas é possível constatar este comportamento em condições muito, mas muito especiais. Na maioria das ocasiões a apresentação terá que ser o mais realista possível e de forma a imitar as presas que os peixes estão a consumir (isto independentemente de reagirem também por excitação). Se estiverem a comer carapaus/sardinhas pequenas, recusarão grandes amostras. Por outro lado, se estiverem a perseguir peixes voadores (de perfil mais alongado), atacarão amostras de silhueta longa sem hesitar.
Quanto à cor, esta também é determinante em muitos casos.


"No combate, deve-se baixar a cana para evitar que o peixe se liberte"
Falso. Este procedimento é muitas vezes visto, e praticado mesmo por pessoas com muitos anos de pesca. Na luta do peixe, o pescador deve seguir sempre atentamente os seus movimentos e acompanhar sempre os saltos, de modo que durante os mesmos o peixe nunca salte livremente, o que em muitos casos permitirá que este sacuda a amostra. A cana deve ser sempre mantida alta.

"Amostra grande/peixe grande"
Verdade. As anchovas são peixes que por norma atacam peixes grandes, chegando mesmo ao ponto de predarem indivíduos da mesma espécie. São animais valentes e não hesitarão em atacar presas muito maiores se tiverem oportunidade de lhes jogar os dentes. No sul de Espanha, são épicas as caçadas destes peixes às grandes tainhas portuárias e mais espetaculares ainda as perseguições aos peixes voadores em Portugal.
Por norma amostras grandes permitem pescar os colossos desta espécie.

"Pode ser pescada com material utilizado para outros predadores costeiros"
Não é bom procedimento. As amostras das espécies muito menos combativas (robalo e baila) não se encontram preparadas para suportar a punição deste animal. Os triplos, as argolas e a própria amostra pagam na maioria das vezes a factura e dão origem à perda de belos peixes.

"Quando está presa, avança e pode cortar a linha"
Falso. O corte da linha costuma ser feito por um segundo exemplar que segue a anchova que está presa e que compete pelo alimento.

"Prefere caçar entre duas luzes"
Relativo. Apesar do amanhecer e crepúsculo serem alturas preferenciais para a maioria dos predadores para caçarem, estes peixes podem ser capturados em qualquer altura, desde que as condições estejam reunidas.



"Os bancos (cardumes) desta espécie possuem exemplares de vários tamanhos misturados"
Falso. Peixes grandes não se misturam com os seus congéneres mais pequenos, pois como referido anteriormente, praticam canibalismo.

"Engolem as presas inteiras"
Não é prática corrente. O modus operandis deste predador consiste em seccionar a presa pela metade e depois devorar o resto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://anchovas.forumeiros.com
 
Mitos e Verdades
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvidas Mitos e Verdades Sobre os Carros!
» [Óleos] Mitos e Verdades !!!
» Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos
» Poque a xtz 125 não corta giro
» Comprar uma classe a 160 04/05 ou scenic 1.6 de valor equivalente

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Anchovas :: A Anchova-
Ir para: